Atividades

ACÇÕES PARA POPULAÇÃO EM GERAL

Entre os objectivos específicos da Fundação Portuguesa de Cardiologia destacam-se a educação do público, através da divulgação de conhecimentos sobre prevenção da doença cardiovascular, e acções na comunidade, promovendo, estimulando e apoiando todas as iniciativas da comunidade, que visem, directa ou indirectamente, a prevenção dessas afecções.

É fundamental que a Fundação desenvolva projectos cujo principal objectivo seja influenciar a população a modificar atitudes e comportamentos de risco face às doenças cardiovasculares.

 

 

RASTREIOS

A realização de rastreios cardiovasculares é uma das principais formas da Fundação sensibilizar a população a adoptar estilos de vida adequados e controlar os factores de risco conhecidos, tais como: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo, diabetes, sedentarismo, stress psicossocial.

Nestas acções, doseia-se o nível do colesterol total no sangue, avalia-se a pressão arterial, mede-se o peso e a altura para calcular o índice de massa corporal, mede-se o perímetro abdominal, e no final distribui-se diverso material didáctico. Estas acções são realizadas por equipas constituídas por enfermeiras e nutricionistas, que além de fazerem as avaliações técnicas, estão aptas a dar aconselhamento nutricional e de estilo de vida.

 

 

ACÇÕES DE FORMAÇÃO

Entre os objectivos específicos da Fundação Portuguesa de Cardiologia destacam-se a educação do público, através da divulgação de conhecimentos sobre prevenção da doença cardiovascular.

Neste sentido, efectuadas acções junto da população, nomeadamente: palestras, conferências, sessões de educação para a saúde, acções de sensibilização/formação, etc.

 

 

ACÇÕES PARA JOVENS

Tem sido preocupação da Fundação Portuguesa de Cardiologia, preparar e realizar diversos programas destinados a jovens, no intuito de os sensibilizar a adoptar estilos de vida saudáveis.

 

 

PALESTRAS

Um dos meios privilegiados para sensibilizar os jovens para a importância de adoptarem estilos de vida saudáveis, é a deslocação Técnicos da Fundação ao estabelecimento de ensino para dar aula sobre aquela problemática.

Esta intervenção nas escolas pode ser acompanhada pela projecção de um filme educacional. No final, é distribuída aos alunos material didáctico diverso.

 

 

DESAFIO DO CORAÇÃO

DESAFIO DO CORAÇÃOO “Desafio do Coração” é uma das acções que integram o programa “Mês de Maio – Mês do Coração”, e que decorre no Estádio Universitário de Lisboa, durante três dias, sendo o primeiro destinado aos jovens.

Neste evento, todos os jovens são convidados a cumprirem um circuito, seguindo uma planta que lhes entregue no início do circuito, com um cartão que deverá ser carimbado, nas diversas “estações”, pelas quais os participantes irão passar ao longo da caminhada, para poderem receber um prémio na última “estação”. Todas as estações estão relacionadas com alimentação saudável ou actividade física.

Esta iniciativa está aberta à população em geral. No entanto, como a participação dos jovens é particularmente importante para os responsáveis do Desafio do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia e o Estádio Universitário de Lisboa irão levar a efeito diversas iniciativas de promoção do evento dirigidas aos estabelecimentos de ensino.

 

 

ACÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Entre os objectivos da Fundação está a promoção e a colaboração em acções conducentes à formação científica e aperfeiçoamento, particularmente na área da prevenção, dos profissionais de saúde.

Outro dos objectivos da Fundação Portuguesa de Cardiologia, é colaborar por todas as formas, na promoção da saúde cardiovascular, no tratamento adequado e na reabilitação dos doentes cardíacos.

 

 

ACÇÕES DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

A Fundação Portuguesa de Cardiologia leva a efeito, anualmente, as mais diversas acções no sentido de incentivar a população a adoptar estilos de vida saudáveis, conjunto de acções, tais como rastreios cardiovasculares, acções de formação, distribuição de material didáctico, etc.

Como os serviços que a Fundação presta à comunidade são gratuitos, é necessária a realização de acções, cujo principal objectivo seja a angariação de fundos.

 

 

PEDITÓRIO

Todos os anos, durante o “Mês de Maio – Mês do Coração”, a Fundação leva a efeito o Peditório Nacional.

Esta campanha é muito importante, pois os fundos angariados permitem a manutenção da estrutura administrativa da Fundação, em funcionamento, e o desenvolvimento do Plano Anual de Actividades, concretizando assim os objectivos para que foi instituída.

 

 

MULHERES DE VERMELHO

“Mulheres de Vermelho” resultou de uma parceria com a empresa Peres&Partners, no sentido de criar uma iniciativa que se enquadrasse no “Maio – Mês do Coração”, e que tivesse um forte impacto junto de todos os públicos.

MULHERES DE VERMELHO“Mulheres de Vermelho” é um conceito que se inspira no Projecto Internacional “Go Red for Women”, que visa sobretudo sensibilizar as mulheres para as doenças cardiovasculares.

O conceito das “Mulheres de Vermelho” pretende lançar o alerta junto das mulheres portuguesas e baseia-se na aquisição, pelas empresas, de vestidos vermelhos de algumas das personalidades femininas mais distintas em áreas tão diversas como a música, a política ou o desporto.

Esta iniciativa contou com o Alto Patrocínio da Dra. Maria Cavaco Silva, que também doou um vestido vermelho para a causa, acompanhando assim a participação das duas anteriores primeiras – damas, Dra. Maria Barroso e Dra. Maria José Ritta.

O valor obtido com esta acção de fund raising reverteu inteiramente para a Fundação Portuguesa de Cardiologia e será utilizada pela Instituição na realização de acções de prevenção das doenças cardiovasculares nas mulheres.

 

Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone