O que é a diabetes?

A Diabetes é uma doença em que existe excesso de um açúcar – a glucose – no sangue.

A glucose é uma molécula que provém da transformação dos hidratos de carbono pelo nosso organismo e que é indispensável ao metabolismo das células do nosso corpo como fonte de energia.
A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas, responsável por ajudar a glucose (a forma mais primária da energia dos alimentos) a passar do sangue para o interior das células
A diabetes ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir esta hormona em quantidade suficiente, e/ou quando a insulina não actua de modo eficaz.

Quando a insulina não actua, o organismo entra em hiperglicemia, ou seja, a glucose acumula-se no sangue, deteriorando progressivamente os vasos sanguíneos. Por esta razão, as doenças cardiovasculares como a angina de peito, o enfarte agudo do miocárdio e a morte cardíaca súbita são mais frequentes em doentes diabéticos (sobretudo na diabetes tipo II), do que na população em geral. É, por isso, essencial controlar de perto outros factores de risco — como tabaco, hipertensão ou colesterol— de forma a prevenir o “efeito multiplicativo” dos diversos factores de risco sobre as artérias das pessoas com diabetes.

Existem dois tipos de Diabetes:

Diabetes Tipo 1:

• É a menos vulgar e surge, geralmente, na infância e na adolescência.
  • As células do pâncreas deixam de produzir insulina.

Tratamento:

• Implica o tratamento com insulina, durante toda a vida.

Diabetes Tipo 2:

• É a forma de diabetes mais comum (9 em cada 10 diabéticos têm este tipo de doença). Associa-se ao excesso de peso e obesidade.
  • Nesta forma de diabetes, o pâncreas é capaz de produzir insulina. No entanto, hábitos alimentares e estilos de vida pouco saudáveis tornam o organismo resistente ao desempenho da insulina.
  • A Diabetes tipo 2 tem aumentado de forma galopante em todo o mundo. Em Portugal existem cerca de 500 mil casos, estimando-se a existência de aumento anual na ordem dos 3%.
  • É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, mas devido à obesidade, é cada vez mais frequente entre os jovens.

Tratamento:

• A maioria dos casos trata-se com uma dieta adequada e exercício e alguns tipos de comprimidos; mais tarde pode vir a ser necessária a administração de insulina. O objectivo do tratamento é o controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue), do colesterol e da tensão arterial.

O diagnóstico da diabetes

A diabetes é detectada em testes da glicemia (níveis de glicose no sangue) e confirma-se quando:

• Glicemia ≥ 126 mg/dl: em duas ou mais análises em jejum
  • Glicemia ≥ 200 mg/dl: numa análise em qualquer momento do dia, mas acompanhada de sintomas de hiperglicemia

Glicemia ≥ 110 mg/dl e ≤ 126 mg/dl: trata-se de uma glicemia em jejum alterada mas que ainda não se classifica de diabetes.

População de Risco

• Pessoas com antecedentes familiares da doença
  • Pessoas com excesso de peso ou obesidade
  • Pessoas sedentárias