Juventude, Atividade Física e Saúde Cardiovascular

Este ano celebra-se o Ano Europeu da Juventude que pretende realçar a importância do papel da Juventude na construção de uma Europa mais inclusiva e digital, mais verde e sustentável, mais resiliente e capaz de vencer os desafios que se colocarão nos próximos anos a nível internacional, nacional e local, num quadro de tolerância e paz.

O Desporto e, por inerência, a atividade física podem apresentar neste âmbito um contributo extremamente valioso enquanto fator de coesão nacional e instrumento de suporte ao desenvolvimento ativo regional, quer do ponto de vista económico, quer social e cultural.

Por outro lado, e numa dimensão individual, é inegável o seu contributo para a melhoria da saúde, da qualidade de vida e bem-estar de cada um dos cidadãos, com especial relevância no quadro pandémico que ainda vivemos.

Neste sentido e considerando a matriz intrinsecamente transformadora da Juventude é fundamental o seu contributo junto da sociedade na promoção da prática de atividade física e desportiva e na redução do tempo passado em comportamentos sedentários.

Dele depende também a melhoria da saúde, incluindo a cardiovascular, da nossa população. Aproveite as férias e divirta-se de forma ativa!

Prof. Doutor Paulo Rocha