INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E COVID-19

O doente com insuficiência cardíaca (IC) pertence a um grupo de risco nesta pandemia Covid-19, quer pela sua doença quer pelo fato de os doentes com IC serem idosos, com cerca  de 70 ou 80 anos de idade. Devem ser mais cuidadosos nas tarefas de vida diária, no controlo do peso e da tensão arterial, na vigilância dos sintomas de falta de ar (dispneia ) e edemas dos membros inferiores, mantendo contacto com a instituição de saúde onde é assistido. Nesta pandemia o aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares e ou neoplasias tem sido importante, pois os doentes por medo de contágio não se cuidam ou vão com atraso procurar  o tratamento que necessitam. Devem tomar a medicação habitual, a vacina antigripal,vigiar a temperatura corporal, e se esta for superior  a 37,5 graus ou apresentarem arrepios de frio ou tosse persistente devem contactar logo os serviços de saúde. Devem procurar dar um passeio diário de cerca de 30 minutos, mantendo uma distancia física de 2 metros de outras pessoas, e não passar o dia no sofá em frente da televisão. Devem deixar os sapatos à porta de casa, usar máscara, lavar frequentemente as mãos, evitar as manifestações próximas de afeto com familiares e amigos, e só usar os transportes públicos quando necessário. Em casa manter um bom arejamento, mantendo  as regras de higiene com os produtos que vêm do exterior; não está demonstrado que o vírus se transmita pelos alimentos ou pelos animais, mas devem lavar as mãos após contactar com eles. Se os doentes com IC tiverem um estilo de vida saudável, controlarem os fatores de risco, tomarem a medicação, mantiverem o contacto com a instituição de saúde que os apoia, e procurarem logo tratamento quando tiverem sintomas de risco, conseguirão resistir melhor à doença, e todos conseguiremos vencer esta pandemia.

Dr. Nuno Lousada

Cardiologista e Administrador da Fundação Portuguesa de Cardiologia