Hipertensão Arterial, grave problema de Saúde Pública

A hipertensão arterial é uma doença crónica que ocorre quando a pressão arterial está constantemente elevada.

As causas incluem fatores genéticos, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e tabaco, e dietas ricas em sódio.

Consumimos o dobro do sal recomendado por todas as organizações de saúde.

A hipertensão arterial é uma condição clínica muito comum, ela afeta mais de um terço da população adulta e pode levar a uma variedade de problemas de saúde, geralmente graves, como doença cardíaca, cérebro-vascular, insuficiência renal, doença ocular (como retinopatia hipertensiva) e danos cerebrais (como demência).

É importante controlar a pressão arterial para evitar essas complicações graves.

Existem várias razões pelas quais o controlo da hipertensão arterial pode falhar, a mais frequente é a falta de adesão das pessoas ao tratamento, não seguindo as recomendações do médico sobre medicação, hábitos e estilo de vida.

No controlo da tensão arterial é fundamentar as mudanças de estilo de vida, nunca sendo de mais reafirmar a importância de uma alimentação saudável, perda de peso, atividade física, evitar o tabagismo e redução ou mesmo suspensão do consumo de álcool, além da toma dos medicamentos prescritos pelo médico.

Por isso, é importante monitorizar a pressão arterial regularmente e seguir as recomendações do médico.

Carlos Catarino – Cardiologista e administrador da Fundação
Portuguesa de Cardiologia