Apoio Emocional

O distanciamento dos seus familiares e amigos pode custar muito nesta fase de pandemia, mas faça deste distanciamento um impulsionador para um abraço mais forte e cheio de amor quando tudo terminar! Lembre-se que é por um bom motivo.

Aproveite o seu tempo livre para colocar as leituras em dia! Ler é uma forma de viajar dentro de casa e de se cultivar! Há também diversos sites a disponibilizarem ebooks gratuitos. Use isso a seu favor e aproveite.

Cultive conversas positivas. Tenha um discurso positivo com os outros e consigo mesmo. Desta forma criará um ambiente onde se sentirá bem e onde os outros quererão voltar. Partilhe o  bom ambiente com quem mais gosta, não esquecendo obviamente o distanciamento recomendado. Use e abuse dos meios de comunicação e redes sociais para partilhar a sua energia positiva.

A meditação é uma atividade que lhe permite treinar a concentração, treinar o foco no momento e trabalhar as emoções. É uma técnica que a longo prazo pode trazer benefícios e melhorar a sua qualidade de vida. E melhor, pode realizar sem sair de casa.

Que este isolamento seja só fisicamente! Mantenha contacto com os seus familiares e amigos, ligue aquele amigo que já não fala há anos ou escreva um e-mail. Hoje em dia existem várias formas de comunicação. Pode fazer videochamada com as pessoas mais próximas ou então utilizando meios mais antigos, mas não menos válidos como escrever uma carta!

Ao manter-se em casa, está a contribuir para que todos consigamos ultrapassar esta luta de forma mais rápida e eficaz. Juntos somos mais fortes!

Aproveite o tempo livre para se dedicar à jardinagem e hortícola. Plantar uma mini-horta é uma tarefa que pode realizar em casa que, para além de ser relaxante, vai dar um sabor mais intenso aos seus cozinhados.

Está comprovado que lavar as mãos reduz significamente a transmissão do vírus de pessoa para pessoa. Deve lavar as mãos com frequência durante cerca de 20 segundos e, especialmente, sempre que tocar na cara, boca ou nariz ou se tiver contacto com superfícies ou objetos potencialmente infetados. 

Aproveite a sua casa, faça as arrumações adiadas, faça exercício, leia, visite museus online, aprenda um novo instrumento, goze os espaços de que não pode usufruir no quotiano frenético. O isolamento em casa vai permitir uma reaproximação feliz com quem gosta, o mais rapidamente possível!

Há cerca de 1 mês o mundo parou e o maior buraco de ozono já fechou. A forma como a natureza está a responder à ausência humana obriga-nos a refletir sobre as opções que temos estado a fazer relativamente ao lugar onde vivemos. Aproveite para o refletir sobre as suas escolhas, sobre o que pode oferecer ao planeta, como deslocar-se a pé ou de bicicleta, reduzir o consumo ou reciclar ativamente o lixo. Vamos tirar algo de bom de tudo isto, e juntos tornar o planeta um lugar melhor!

Precisa mesmo de tudo o que tem em casa? É ponderado no que toca ao consumismo e acumulação de objetos? Durante a pandemia, aproveite para fazer uma selecionar do que realmente precisa e aproveite para oferecer aquilo que já não usa a quem possa precisar. Aproveitemos para partilhar a nossa sensibilidade e mostrar a humanidade nesta altura difícil. 

Existem muitas pessoas e famílias a passarem por dificuldades sociais ou económicas, por estarem isoladas. Mostre disponibilidade para ajudar os seus vizinhos, principalmente os idosos, que se encontram sozinhos em casa, nunca esquecendo o distanciamento social. Pode por exemplo, oferecer-se para lhes fazer compras ou colocar o lixo no exterior, reduzindo a exposição das pessoas mais vulneráveis.  

https://lh4.googleusercontent.com/Bl4jIZkx4mja2HTCskbEx7MOCZdxqFPMruhBL7kPxQDdcf0SbkUJ259L3RcVD8TRYFN0Xuj_cQkFAMJ2z8m1fD1SZWX8YETY4llyl5mfeAzS4AB8CPMU9Mxl8fB5__5jifmPrs42

Há quanto tempo não vai a um museu? Devido à pandemia, muitos museus abriram a possibilidade de visitas online e são surpreendentes. Aventure-se e cultive-se sem sair de casa.

https://lh4.googleusercontent.com/9nfK3O4HokPImHFfAlRjLzOYfX_iP35jwHEVDUChvxz0HGpUbv93DFL7kP9Z45SKezONaXloqiAT1arJwHpbBO9Itw3fguWJ5aC9nU2gJHaNVhY83hjWIYmgHdMly3V8TNWxAxl5

Devido à pandemia, a maioria dos jornais e revistas expandiram as suas publicações online. E lembre-se, está a ajudar o ambiente. Quem sabe se este será um hábito que não irá abandonar? Aventure-se e cultive-se sem sair de casa.


https://lh6.googleusercontent.com/dJkN5Y6uAUlHu3caJwcl16M1xiFDQMzQSx41DfuWv3u7woznflJ0MgxjImwm84piDEgt7_1yRPjNRZ0AUatS4PuVlWS6RSDQDVTm5LbRxhSnMz7P8aSkwfK1nrffz6AKLvOzvetj

Aproveite o tempo em casa para se divertir e relaxar. Ponha a sua música preferida e dance ao seu ritmo.

https://lh5.googleusercontent.com/ww_VJ3GOD1ArEus60fnqanvzCzwUITIxNUfG4QJnYOgSIv2_Rrg29VYBrXLqf8H741YVSk2errknA10XMUw3aErDLIrpmw_HAhOWgVLz1N4zn2AwutH7S_ehBb0uoZv7w4JIyDYZ

Apesar de nos socorrermos dos meios digitais para curarmos as saudades de quem mais gostamos, uma carta tem sempre um charme especial.

https://lh6.googleusercontent.com/gjki0BX1drBav4EYiLGkUdhv8m_HJfKrC0wUAArtu5-mhwjR-4jPxrIpzdw0JO9sOvXXeh8DLAx8aZTh-JrlgD5BwjE3jwqKLEKOpPTsysanD9T8MH9BYn3B8Os3u-54f3PxDKSC

O mundo tecnológico oferece-nos hoje um sem fim de possibilidades. E se estar em casa dias a fio se pode revelar frustrante, a ligação que podemos ter ao mundo sem sair de casa é interminável. Aproveite para viajar pelo mundo, através de fotos, de vídeos, de receitas, de música, enfim. Amplie a sua cultura e, quem sabe, a sua lista de sonho.

https://lh4.googleusercontent.com/NpBiTK-c8Vl-d-e7AXziZqwenvtkfmauo8Kzsj2obGUiTx1-w409xsl-s81oEFwrkGOaEODXXRGMtOeR0ugnrFjCYni6fAcOUo0GOgpjjQm0DU_RC1MrUDPRhNAuoUoBguBmQoVE

Já organizou as fotografias que tirou naquelas férias super divertidas há 2 anos e que ficaram esquecidas na câmera? Aproveite o tempo para reviver e organizar as suas melhores memórias.

Autoria dos conteúdos:

Dra. Mariana Duarte / Dra. Rita Aguiar Fonseca

Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia