Vacinação Anti-Covid e Doenças do Coração

Quando pensamos em prevenção da Covid-19, temos de reconhecer que a melhor ferramenta é a vacina. Após a vacinação podem ocorrer sintomas de fadiga, cefaleias, dores musculares, confusão mental, que são geralmente mais frequentes e intensos após a segunda inoculação. Alguns doentes descrevem mesmo sintomas semelhantes aos de uma gripe ligeira. Estes sintomas sinalizam a resposta do sistema imunitário à vacinação. As mulheres costumam ter sintomas mais intensos e frequentes que os homens. No entanto, a ocorrência de reações secundárias graves é muito rara.

Os doentes cardíacos não vacinados estão em maior risco de desenvolver doença grave com necessidade de hospitalização e até de morte. Nos doentes cardíacos, não tem surgido aumento de complicações após a vacinação, mesmo nos doentes mais frágeis com insuficiência cardíaca. Por este motivo, existe evidência imperiosa para que os doentes cardiovasculares sejam vacinados prioritariamente. As vacinas são muito eficazes, como se comprova pela quase ausência de infeções graves após a vacinação dos lares.

A mensagem final é a de que deve apanhar a vacina, não importa qual, visto que todas são muito eficazes e seguras. É a melhor maneira de se proteger a si e à sua família, a fim de todos podermos voltar, num futuro próximo, a ter alguma normalidade nas nossas vidas. Por favor, tenha cuidado e vacine-se logo que lhe seja dada essa oportunidade!

Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta

Presidente