Maio, Mês do Coração

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no nosso país. Segundo o Boletim Mensal de Estatísticas de Dezembro de 2013, as Doenças do Aparelho Circulatório mataram mais de 32.000 portugueses em 2012.

Nas palavras do Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, estas “são em grande medida evitáveis. Para isso é necessária a adopção de estilos de vida adequados e o controlo dos factores de risco, que condicionam o aparecimento das doenças cardiovasculares”. Isto resume-se numa única palavra: prevenção.

A pensar na sensibilização dos cidadãos para a problemática das doenças cardiovasculares e para a imperatividade de prevenir o seu aparecimento através de hábitos saudáveis, a Fundação Portuguesa de Cardiologia institucionalizou o mês de Maio como o Mês do Coração.

Todos os anos, o Maio, Mês do Coração tem uma temática diferente e em 2014 “Nascido para ser activo” será o lema para todas as comemorações. Os destaques vão para a 10ª Edição do Desafio do Coração – uma iniciativa aberta ao público, que terá lugar no Estádio Universitário de Lisboa, nos dias 7, 8 e 9 de Maio –, para as XIV Jornadas Científicas da Delegação Centro, nos dias 17 e 18 de Maio na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, para a Caminhada pelo Coração em Vila Nova de Gaia, no dia 18 de Maio, e para a Reunião Científica, no dia 23 de Maio, no Centro Ismaili. Também o Peditório Nacional é motivo de destaque, realizando-se em vários pontos do país durante este mês. O arranque das celebrações acontece no dia 22 de Abril, com a habitual Sessão Solene, um evento de apresentação das várias iniciativas que irão decorrer.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia gostaria de celebrar este mês dedicado ao coração consigo. Por isso, convidamo-lo a conhecer o programa (provisório) AQUI. Atente aos nossos meios para saber mais sobre as diversas acções e como poderá fazer para participar.

Contamos consigo! 

 

Ouça o Spot de Rádio

Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone