A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) deu início ao “Maio, Mês do Coração” de 2025 com a realização de uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Lisboa (CML), onde lançou a campanha para 2025/2026, e apresentou os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco cardiovascular”.
O início desta sessão ficou marcado por um vídeo de Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos, que sublinhou a relevância do trabalho da instituição. “Se existir prevenção, podemos evitar as doenças cardiovasculares. É isso que se pretende com o Mês do Coração”, completou.
Moderado pelo Assessor Médico da FPC, Luís Negrão, o encontro prosseguiu com a apresentação do estudo realizado pela GfK em abril, que evidenciou dados alarmantes sobre os fatores de risco na população portuguesa.
Seguidamente, o Vice-Presidente Não Médico, José Barata Dias, apresentou a campanha da Fundação Portuguesa de Cardiologia para 2025/2026 com o objetivo de promover hábitos saudáveis através dos media, eventos e redes sociais, com três filmes, folhetos e mupis informativos. “Antes de irmos ao médico, temos de cuidar da nossa saúde. A prevenção começa com uma alimentação saudável e atividade física adequada”, sublinhou.
O presidente da FPC, Professor Manuel Oliveira Carrageta, alertou que as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. “Estamos a viver um estilo de vida sedentário com uma alimentação rica em calorias e gorduras saturadas”, acrescentou, defendendo a dieta mediterrânica.
Fátima Franco, Diretora do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, que esteve em representação da Direção-Geral da Saúde, reforçou: “Este mês de maio é um convite para a ação, para refletirmos sobre o que comemos e o quanto nos movemos”.
O encerramento ficou à responsabilidade do Diretor do Departamento da Atividade Física e do Desporto da CML, Rafael Salgueiro, que destacou a parceria que a Câmara mantém com a FPC. “A nossa grande aposta é criar uma Lisboa Ativa e esta campanha vem reforçar a importância destas tendências de saúde”, concluiu.
A sessão contou, ainda, com a presença de Diogo Cavaco, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
Todos os anos o mês de maio, intitulado pela FPC como o Mês do Coração, reforça o compromisso de propagar literacia em saúde e promover hábitos saudáveis para combater o impacto destas doenças. Junte-se a nós nesta missão!
O “Maio, Mês do Coração”, uma marca da FPC, reforça o compromisso para melhorar a literacia em saúde, promovendo hábitos saudáveis para combater o enorme impacto destas doenças na população portuguesa. Junte-se a nós e CUIDE DO SEU CORAÇÃO.