Sopa de Legumes: Todos os dias, pela sua saúde!

 

 

Estamos no Inverno, os dias estão frios, e claro que ingerir alimentos quentinhos ajudam-nos a aquecer. Uma boa opção é comer uma sopa de legumes!

 

A sopa, possibilita uma variada combinação de produtos hortícolas, aos quais podemos adicionar uma pequena quantidade de leguminosas ou batata, temperar com um fio de azeite e muito pouco sal. Deve ser consumida preferencialmente no início da refeição, mas se contiver carne, peixe ou ovos, pode mesmo constituir o prato principal.

 

O Consumo diário de sopa tem muitas vantagens na saúde:

 

Para além de nos aquecer, pelo seu volume e temperatura a sopa é um prato muito saciante e que ajuda a regular o apetite.

 

Como é elaborado com uma grande variedade de hortícolas, alimentos com baixo valor energético, mas de grande densidade nutricional, particularmente fibras, vitaminas, sais minerais e substâncias fitoquímicas, protetoras da saúde, podemos afirmar que ajuda a equilibrar as dietas de hoje, pobre em frutos e legumes e excessiva em carne, alimentos processados, gorduras e sal.

 

E por falar em SAL… Em Portugal utilizamos este ingrediente de forma excessiva e a sopa não é exceção… é fundamental a sua redução gradual, dada a sua importância para a saúde em particular na prevenção das doenças cardiovasculares.

 

Elsa Feliciano

Nutricionista

Assessora Nutrição da FPC

Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone