Natal! Planeie a Ementa.

 

Natal! Período festivo, família junta, e claro, como manda a tradição as mais variadas iguarias natalícias.  Alguns exageros alimentares fazem parte desta quadra, mas podemos ter pequenos cuidados que nos ajudam a equilibrar as refeições.

 

Planeie a Ementa. Perceba “quem leva o quê”, uma vez que, é habitual toda a família levar as iguarias para a Ceia de Natal. Isto é importante sobretudo para evitar as sobras que inevitavelmente terão que ser consumidas nos dias seguintes, e que transformam os exageros das Festas, em exageros de uma semana…

 

Quando prepara os doces, selecione os preferidos da família e reduza as quantidades do açúcar e gordura.

 

Quando cozinha os pratos principais, utilize menos quantidades de sal e gordura e mais ervas aromáticas. Inclua em todas as refeições legumes, saladas variadas, legumes cozinhados ou uma boa sopa de legumes.

 

Nunca esquecer de beber água, importante com e sem sede, e que a moderação é fundamental na ingestão de outras bebidas, em particular as crianças com as açucaradas e os adultos com o álcool.

 

Faça atividade física, se possível envolvendo a família em jogos e brincadeiras divertidas.

 

Boas Festas.

Elsa Feliciano

Nutricionista FPC

Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone