Hidratos de Carbono

Os hidratos de carbono (hc) são um nutriente cuja principal função é fornecer energia ao organismo. A glicose é a molécula mais simples que resulta da digestão dos hc, e a partir da qual o organismo obtém a energia que necessita para as mais variadas atividades.

Por cada grama de hidratos de carbono o organismo obtém 4 kcalorias.

De forma muito simplificada podemos dizer que os hidratos de carbono são constituídos por cadeias de unidades e que se dividem em dois grandes grupos: os hc simples e os hc complexos.

Os hidratos de carbono simples são compostos por cadeias muito pequenas que rapidamente são absorvidas. Por isso lhes chamamos “de absorção rápida”…

Os Hidratos de carbono simples também são conhecidos como açúcares e existem de forma natural em muitos alimentos: a lactose presente no leite ou a frutose presente na fruta são alguns exemplos mas existem outros.

Estes hc simples conferem aos alimentos um sabor doce, semelhante ao açúcar que adicionamos a alguns produtos. No entanto é importante distinguir alimentos como a fruta, que, para além dos açúcares são ricos noutros nutrientes, como as fibras, os minerais, as vitaminas ou os antioxidantes, de alimentos como bolos, sobremesas ou refrigerantes, cuja composição contém grandes quantidades de açúcar e maioritariamente são pobres noutros nutrientes.

Os hidratos de carbono complexos são compostos por cadeias mais longas, que necessitam de um maior tempo para serem digeridos e absorvidos, satisfazendo o organismo de forma prolongada. O amido é um hc complexo, e está presente nas leguminosas, massas, arroz, pão, batata entre outros.

O corpo humano obtém grande parte da sua energia da glicose mas não consegue armazená-la em grandes quantidades, pelo que, é importante consumir alimentos fornecedores de hc de forma regular ao longo do dia, sobretudo nos períodos que antecedem maior actividade física e respetivo gasto de energia.

Recomenda-se que pelo menos 50% da energia diária seja obtida através dos Hidratos de carbono. A maior porção deverá ser fornecida pelos complexos.

 

Dr.ª Elsa Feliciano

Assessora de Nutrição da Fundação Portuguesa de Cardiologia
Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone