FPC promove 2º Encontro de Doentes Cardíacos

Notícia actualizada a 13 de fevereiro de 2017

.

INFORMAÇÃO

Dado a ausência do número mínimo de participantes, informamos que o 2º Encontro de Doentes Cardíacos agendado para amanhã, dia 14 de fevereiro, foi adiado em Lisboa e no Porto para a data a agendar brevemente!

Mantém-se, contudo, o Encontro em Coimbra, às 18h30 no Café Santa Cruz, na Pç. 8 de Maio, junto à Câmara Municipal, com convidados especiais: o Chef Luís Lavrador, que irá confecionar algumas receitas saudáveis, e como comentadores o Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo e Dra. Ana Carvalhas.


.

.No âmbito do Dia Nacional do Doente Coronário, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) organiza o 2º Encontro de Doentes Cardíacos, no próximo dia 14 de fevereiro, terça-feira, em Lisboa, no Porto e em Coimbra.

 

Este ano, a Fundação Portuguesa de Cardiologia dedica o Dia Nacional do Doente Coronário aos doentes com Insuficiência Cardíaca, escolhendo como tema para o 2º Encontro “A Alimentação na Insuficiência Cardíaca”.

Nesta sessão, que decorrerá na Sede da FPC, em Lisboa, com a Dr.ª Elsa Feliciano e o Dr. Luís Negrão, e na sua Delegação Norte, no Porto, com a Prof.ª Doutora Rosa Maria Santos, ambas às 16horas, serão dados alguns conselhos sobre os cuidados a ter na escolha e confeção dos alimentos, numa conversa limitada a vinte participantes, para que decorra num ambiente próximo e onde exista espaço para esclarecimento de dúvidas e partilha de experiências (inscrições obrigatórias*).

Em Coimbra, a Delegação Centro irá promover o 2º Encontro com o tema “Alimentação com Coração”, às 18h30, no Café Santa Cruz, na Pç. 8 de Maio, junto à Câmara Municipal, com convidados especiais: o Chef Luís Lavrador, que irá confecionar algumas receitas saudáveis, e como comentadores o Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo e Dra. Ana Carvalhas.

A Insuficiência Cardíaca é uma doença caracterizada pela incapacidade do coração em bombear o sangue suficiente para satisfazer as necessidades do corpo, ocorrendo, na maioria dos casos, porque o músculo cardíaco enfraquece ao longo do tempo ou torna-se demasiado rígido. Contudo, há também casos em que a doença surge pela lesão do músculo cardíaco, o que pode acontecer após um ataque cardíaco ou outra doença que afete o coração, ou devido a uma lesão continuada e mais gradual, como acontece na diabetes, hipertensão, doença arterial coronária, colesterol elevado, consumo excessivo de álcool ou abuso de drogas. Na maioria dos casos, a insuficiência cardíaca não tem uma única causa.

Em Portugal, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte. No que respeita à Insuficiência Cardíaca, estima-se que cerca de 1 em cada 5 pessoas (20%) irá desenvolver esta doença nalguma altura das suas vidas.

Para além da realização deste 2º Encontro de Doentes Cardíacos, a Fundação Portuguesa de Cardiologia assinala ainda o Dia Nacional do Doente Coronário com a realização de um rastreio cardiovascular gratuito no Mercado 31 de Janeiro, em Picoas, entre as 9h ao 12h (saiba mais aqui).

 

*Inscrições Obrigatórias para os Encontros em Lisboa e no Porto:
Lisboa: 213 815 000 | ligadeamigos@fpcardiologia.pt
Porto: 222 0338 082 | fpcardio.norte@gmail.com
 .
Moradas: 
Sede: Rua Joaquim António de Aguiar, 64 -2 Dtº, 1070-153 Lisboa
Delegação Norte: Rua da Torrinha, 254 – Loja E – 4050-610 Porto

 

Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone