FPC lança novo projeto de prevenção nos mercados

Publicado a 2 de janeiro de 2017

.

No próximo dia 7 de Janeiro, a Fundação Portuguesa de Cardiologia dá início a uma nova iniciativa de promoção da saúde, assente na realização de rastreios cardiovasculares gratuitos que irão decorrer em alguns mercados.

O primeiro rastreio terá lugar no Mercado de Alvalade Norte, no já referido dia 7 de Janeiro, sábado, entre as 9h00m e as 12h00m. Serão doseados os níveis de colesterol total e glicémia, avaliada a pressão arterial, medido o peso e a altura para calcular o índice de massa corporal e ainda o perímetro abdominal. Será também feito aconselhamento nutricional e distribuído material informativo.

A realização de rastreios cardiovasculares é uma das formas que a Fundação dispõe para sensibilizar a população para a importância do controlo dos principais fatores de risco cardiovasculares – a saber: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo, diabetes, sedentarismo, stress psicossocial – e promover a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Para a Assessora de Nutrição da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Dr.ª Elsa Feliciano, “a realização desta iniciativa de prevenção nos mercados permite aceder de forma fácil a todos os que têm o excelente hábito de fazer as suas compras nos mercados municipais, levando a cabo a sua missão de alertar e sensibilizar para a prevenção das doenças cardiovasculares”.

Esta ação dá ainda lugar a elaboração de um folheto informativo específico, que será distribuído aos participantes do rastreio, com alguns conselhos para a realização de compras mais saudáveis.

Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone