Corrida Espírito de Aliança

A Fundação Portuguesa de Cardiologia é uma Instituição de Solidariedade Social, de âmbito nacional, que tem por objecto colaborar por todas as formas na promoção da saúde e na prevenção das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte da população portuguesa.

De entre as causas específicas de morte, destacam-se os acidentes vasculares cerebrais (AVC) com mais de 13.250 óbitos e o enfarte do miocárdio com 6.970 óbitos anuais. A estes números impressionantes soma-se número similar de indivíduos atingidos por estas doenças, mas sobrevivendo muitos deles gravemente diminuídos.

À luz dos conhecimentos científicos actuais, sabe-se que tanto os acidentes vasculares cerebrais como os enfartes do miocárdio são em grande medida evitáveis. Para isso é necessária a adopção de estilos de vida adequados e o controlo dos factores de risco conhecidos mais importantes que condicionam o aparecimento precoce das doenças cardiovasculares tais como a hipertensão arterial, hipercolesterolémia, tabagismo, diabetes e inactividade física.

Neste âmbito, a Fundação tem levado a efeito diversas acções, quer de informação no intuito de fazer chegar a sua mensagem ao público, quer de formação para os mais diversos sectores da população.

Paralelamente, e como é necessário haver recursos materiais, que suportem todas as despesas inerentes  à realização das  diversas actividades, a Fundação Portuguesa de Cardiologia leva a efeito diversas acções, cujo principal objectivo a angariação de fundos.

A Corrida “Espírito de Aliança” é uma prova de 100 km, entre Lisboa e Mafra, organizada pelo Clube do Stress, que pretende assinalar os 200 anos sobre a interrupção da construção das Linhas de Torres. Esta prova terá lugar no dia 17 de Maio, sábado, está integrada no programa das actividades do Mês de Maio, Mês do Coração.

A aliança entre a Fundação Portuguesa de Cardiologia e o Clube do Stress, estabelecida no âmbito da Corrida “Espírito de Aliança”, vem ao encontro daquelas duas vertentes. Ou seja, todos aqueles que participarem nesta iniciativa estão a contribuir para a sua Saúde e Bem-estar e simultaneamente estão a ajudar a Fundação Portuguesa de Cardiologia, pois todo o valor angariado com as inscrições em qualquer das etapas em que está dividida aquela corrida, reverterá integralmente para aquela Instituição Particular de Solidariedade Social.

Participe, mas não se esqueça! Antes de iniciar qualquer actividade física consulte o seu médico.

Dr. Carlos Catarino

Administrador da Fundação Portuguesa de Cardiologia

 

Saiba mais em espiritodealianca.org

Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone