Como incentivar as suas crianças a fazerem escolhas saudáveis

É conhecida a importância de uma alimentação saudável, mas quando falamos de crianças ainda se torna mais relevante pois, para além de potenciar o seu crescimento e desenvolvimento, promove-se a saúde, evita-se a doença, e estamos a estabelecer hábitos alimentares saudáveis para a vida.

Assim, é importante investir nesta fase e ter determinadas atitudes que potenciem escolhas saudáveis. Para começar é essencial que as famílias optem por adquirir os alimentos saudáveis. É ainda necessário que os pais pratiquem uma boa alimentação, pois “criança vê, criança faz”.

Por outro lado, é indispensável criar pratos atrativos, conjugando cores, sabores, diferentes texturas e consistências, pois “os olhos também comem”. Para além desta boa combinação de alimentos é essencial diversificar, e pode-se ainda envolver as crianças na preparação dos alimentos – um bom incentivo!

Por fim, é importante salientar que muitas vezes não é à primeira tentativa que conseguimos fazer com que uma criança goste de um alimento. Por vezes é necessário oferecê-lo 15 vezes, por isso, não desista!

 

Prof. Doutor Bruno Sousa

Nutricionista
Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone