2021 Ano Internacional das Frutas e Legumes 

“A FAO, Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, designou 2021 como o ano internacional das Frutas e legumes.
Ao longo deste ano, pretende-se o desenvolvimento de vários tipos de ações e iniciativas, que envolvam os decisores políticos, os vários parceiros e a comunidade em geral, e que promovam o conhecimento sobre o importante papel das frutas e legumes na nutrição humana e na saúde, mas também em todo o setor, desde a produção ao consumo, passando pela segurança alimentar e o combate às perdas e ao desperdício.
Neste sentido, a FAO definiu como objetivos, nomeadamente:
– Promover estilos de vida mais saudáveis, e uma alimentação mais equilibrada, que inclua diariamente as quantidades adequadas de frutas e legumes.
– Consciencializar os decisores políticos e detentores de cargos públicos, para os benefícios nutricionais e de saúde do consumo de frutas e legumes sensibilizando-os para as decisões nestas matérias.
– Reduzir as perdas e o desperdício no setor das frutas e vegetais.
– Promover boas práticas no setor, nas suas várias vertentes, melhorando a sustentabilidade de todos os processos, desde a produção ao armazenamento, transporte, comércio, processamento, transformação, venda ao público, redução de desperdício e reciclagem até às tecnologias inovadoras.
Sendo a disseminação do conhecimento fundamental no processo de literacia e no desenvolvimento de competências, o tema frutas e legumes será amplamente abordado por nós ao longo deste ano.”
Dra. Elsa Feliciano – Assessora Nutrição FPC