Omelete com queijo, tomate e espinafres

1 pessoa, preparação fácil, 15 minutos

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Ingredientes

  • 2 Ovos
  • ¼ Tomate (50g)
  • 30g Espinafres
  • 30g Queijo feta OU 15g Queijo quark
  • Azeite e sal q.b.

 

 

Preparação

  • Lave, descasque e corte o tomate em pedaços. Reserve.
  • Numa frigideira, coloque um fio de azeite e leve ao lume. Adicione os espinafres, salteando-os. Reserve.
  • Parta os dois ovos para uma taça e misture bem, garantindo a formação de uma mistura de aspecto homogéneo.
  • Noutra frigideira, deite um pouco de azeite e deixe aquecer ligeiramente. Espalhe bem o azeite pela superfície da frigideira, para prevenir que a omelete se agarre à mesma.
  • Verta a mistura de ovos para a frigideira, e deixe ficar um pouco. Quando começar a cozinhar, vire a omelete na frigideira. Garanta que a omelete fica bem cozinhada de ambos os lados, sem deixar queimar.
  • Na superfície superior da omelete, coloque o queijo feta/ barre o queijo quark e coloque os pedaços de tomate e os espinafres salteados. Dobre em seguida a omelete ao meio, mantendo os ingredientes adicionados no seu interior.
  • Cozinhe os dois lados da omelete mais um pouco, de modo a expor o queijo e o tomate ao calor.
  • Retire a omelete da frigideira e disponha num prato.

Pronta a consumir!

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Dica: Antes de colocar a omelete no prato, pode passá-la primeiro por papel absorvente, de modo a retirar um pouco da gordura decorrente do processo de confecção. Pode ingerir a omelete isoladamente, ou acompanhá-la com salada ou arroz.

 

Valor Nutricional (por dose)

  • Receita com o Queijo Feta

Uma porção desta refeição contém 304kcal, 20g de proteína, 24g de lípidos (dos quais apenas 8g saturados), 3g de hidratos de carbono (dos quais 2g açúcares), 1,5g de fibra e 1,4g de sal (sem sal adicionado).

O valor energético desta refeição é moderado, o que permite a realização de uma refeição leve mas capaz de satisfazer as necessidades energéticas do organismo. O elevado teor de proteína e de gordura confere a esta refeição um enorme poder saciante. Dos valores elevados de gordura, apenas 1/3 são saturadas, pelo que 2/3 são gorduras insaturadas e com um efeito protector a nível cardiovascular. O conteúdo de hidratos de carbono é reduzido, assim como de açúcares, evitando alterações bruscas a nível glicémico que estão associadas ao aparecimento da sensação de fome, o que também contribui para o poder saciante desta refeição.

Um acompanhamento de arroz integral poderá aumentar a energia fornecida por esta refeição, sendo uma boa opção para pessoas com elevadas necessidades energéticas; um acompanhamento de salada é ideal para aumentar o aporte de fibra e ainda mais a saciedade conferida sem o contributo energético associado à opção anterior.

 

  • Receita com o Queijo Quark

Uma porção desta refeição contém 234kcal, 17g de proteína, 17g de lípidos (dos quais apenas 4g saturados), 3g de hidratos de carbono (dos quais 2g açúcares), 1,5g de fibra e 0,5g de sal (sem sal adicionado).

O valor energético desta refeição é também moderado, mas inferior ao da versão anterior – e reduzido até para uma refeição principal – pelo que permite uma refeição leve mas saciante, graças ao seu elevado teor em proteína e gordura. Os valores lipídico e de gordura saturada são também inferiores, assim como o teor de sal. Um acompanhamento de arroz integral ou de salada, consoante o objectivo pretendido, é também uma opção válida para esta versão mais light da receita.

 

Preço estimado *

Preço da refeição: 1,07€ (2 ovos, com espinafres e queijo feta)

Preço da refeição: 0,66€ (2 ovos, com espinafres e queijo quark)

(2 ovos: 0,27€; 50g tomate: 0,05€; 30g espinafres: 0,25€; 30g queijo feta: 0,47€; 15g queijo quark: 0,06€; 5g azeite: 0,03€)

*O preço apresentado foi calculado a partir de uma estimativa do preço médio dos vários ingredientes utilizados nesta receita.
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