Mensagem Natalícia – 2021

A Fundação Portuguesa de Cardiologia deseja a todos os portuguesas um Feliz Natal e um Ano Novo muito melhor do que o que está a terminar.

Neste momento, a FPC apela que, durante o período de Natal e Ano Novo, todos respeitem, não só as regras de prevenção da Covid-19, mas também adotem um estilo de vida saudável, que os proteja das doenças cardiovasculares, que estão a causar muito mais mortes do que era habitual.

Apesar da pandemia, a Fundação Portuguesa de Cardiologia tem levado a efeito durante o presente ano, diversas iniciativas, junto da população, no intuito de combater o flagelo provocado pelas doenças cardiovasculares, principal causa de doença, mortalidade e custos em Portugal, mesmo em tempos desta nova peste.

Neste momento, a FPC aconselha que as refeições festivas devam ser apenas com as pessoas de família, de preferência moradoras na mesma casa.

Outros encontros, que sejam inevitáveis, devem ocorrer preferencialmente em locais abertos, com distanciamento social e uso de máscara, a maior parte do tempo que seja possível.

Lembramos o cuidado de não se partilharem copos e talheres durante estes eventos, para não potenciar a transmissão do vírus.

É responsabilidade de cada um de nós reduzir ao mínimo as possibilidades de infetar os nossos entes queridos, em especial aqueles de maior risco, nomeadamente os mais idosos e os doentes cardiovasculares.

Não é demais lembrar que é preferível continuar vivo e poder desfrutar com a família e os amigos as Festas Natalícias dos anos vindouros.

Terminamos renovando os votos de um Feliz Natal e um Bom Ano de 2022.

 

Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta – Presidente