Insuficiência Cardíaca

Quando o médico diz ao doente que ele tem insuficiência cardíaca (IC) não quer dizer que ele vai morrer a breve prazo; mas significa que o coração não está a bombear o sangue devidamente e que o corpo não recebe sangue suficientemente rico em oxigénio.

A insuficiência cardíaca acontece quando o coração sofreu danos e está debilitado. É uma doença crónica, que não se consegue curar, mas para a qual existem diversos tratamentos, podendo o doente manter uma vida plena e ativa, contando com o apoio dos profissionais de saúde. A insuficiência cardíaca pode aparecer ou piorar sem que o doente tenha algum sintoma.

As causas mais comuns de IC são várias como a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio ou a diabetes. Os sintomas mais frequentes são cansaço, falta de ar (dispneia), ou excesso de líquidos nos pulmões ou nos membros (edemas). O diagnóstico é feito através de exames e da avaliação médica.

O tratamento da IC é feito com medicamentos, ou diversos dispositivos. Só assim se consegue que esta doença não mate tanto como os tumores do cólon ou do pulmão.

 

Dr. Nuno Lousada

Cardiologista
Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone