A Fundação Portuguesa de Cardiologia celebra 40 anos

 

A Fundação Portuguesa de Cardiologia é uma Instituição de Utilidade Pública, de âmbito nacional, que visa fomentar a prevenção das doenças cardiovasculares e a promoção da saúde. A FPC foi constituída, por escritura notarial, no já distante dia 7 de Novembro de 1979, tendo como subscritores o Professor Fernando de Pádua, o Professor Carlos Ribeiro e o Dr. Pena de Carvalho, ilustres cardiologistas, e beneficiado de uma doação financeira da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

 

A FPC vive do trabalho de voluntários e da generosidade de mecenas, quer particulares quer empresas, dado que a FPC, sempre optou por não ter atividades comerciais, vivendo, numa palavra, de boas vontades.

 

Hoje a Fundação está estabelecida em todo o País, com delegações e núcleos, implantados não só no continente como nas regiões autónomas, com equipas de profissionais de saúde e personalidades não médicas de relevo da sociedade portuguesa, a trabalhar lado a lado, em plano de igualdade.

 

O seu trabalho benévolo conjunto conseguiu ao longo de quatro décadas, contribuir para a redução das mortes por doença cardiovascular, embora estas continuem a ser a principal causa de morte da população portuguesa.

 

Tal foi possível graças ao trabalho de continuidade das diferentes Direções da Fundação Portuguesa de Cardiologia dirigidas sucessivamente pelo Professor Fernando de Pádua, Professor Salomão Sequerra Amram e Professor Manuel Carrageta. Este último tem tido o privilégio de contar com as importantes contribuições da Delegação Norte, da Delegação Centro, da Delegação da Madeira e do Algarvem, dirigidas respetivamente pelos Professor João Lopes Gomes, Professor Polybio Serra e Silva, Dr. Almada Cardoso e Professor José Coucello, bem como dos voluntários dos diversos Núcleos que cobrem todo o País.

 

A FPC vai continuar a sua luta, com sucesso, contra as doenças cardiovasculares que não só afetam como tiram, todos os anos, a vida a milhares de portugueses.

 

Prof. Doutor Manuel Carrageta

Presidente

 

 

Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone