Fruta…um consumo saudável e divertido!

A fruta tem características nutricionais que a tornam num excelente alimento. Pobre em proteínas e gorduras, mas com uma quantidade apreciável de hidratos de carbono. Para além disso, é um bom fornecedor de vitaminas, minerais e fibras alimentares, sendo assim um dos alimentos de eleição para incluir na alimentação diária para a população em geral e particularmente nas crianças. O recomendado são 3 a 5 peças por dia!

A fruta pode ser consumida em qualquer altura do dia, desde o pequeno-almoço, aos lanches, ao almoço e jantar. Aliás, a fruta é sempre uma melhor opção para sobremesa que um doce (bolos, pudins).

Podemos ingerir a fruta em sumo ou em batido, mas atenção! Em sumo, a quantidade de vitaminas e fibras é inferior. Por isso, sempre que possível, vamos preferir comer a peça de fruta! Algumas frutas são possíveis consumirmos cozidas ou assadas, contudo há que realçar que desta forma alguns nutrientes passam para o molho e oxidam-se pelo calor, logo são menos nutritivas. Contudo, são boas opções para diversificar o consumo de fruta!

Nesta época, particularmente encontramos uma variedade de frutas, o que torna as nossas escolhas ainda mais diversificadas, coloridas e saudáveis. E para aqueles pais, em que os filhos resistem à peça de fruta, aproveitem para lhes apresentar diferentes formas de consumo: espetadas de fruta; sumos de fruta com vegetais; batidos de fruta; incluir a fruta em saladas; gelados feitos com sumo e pedaços de fruta fresca; chips de maçã feitos no forno (parecem batatas fritas mas… são bem mais saudáveis!), enfim… boas alternativas!

Aproveite a sua criatividade, apresentando a fruta de diferentes formas, podendo até desenhar figuras, aproveitando as diferentes cores e texturas das frutas. Pode também  combiná-la com outros alimentos como iogurtes, vegetais, tostas, cereais… sendo assim mais atrativo para as crianças.

O importante é que… não se esqueça de incluir a fruta na alimentação dos seus filhos! 

 

Prof. Doutor Bruno Sousa

Nutricionista
Partilhar:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone