Fruta e Sumos

 

O consumo diário de legumes e fruta é recomendado pelas Instituições de saúde nacionais e internacionais, pelo seu conteúdo em fibra, vitaminas, sais minerais e outras substâncias protetoras da saúde. Para satisfazer as necessidades deve ingerir sopa de legumes, saladas ou legumes cozinhados, numa boa porção, a acompanhar as refeições principais, e 2 a 3 peças de fruta, na sobremesa ou nas refeições mais pequenas.

 

A fruta é um excelente alimento, mas contém frutose, um “açúcar” presente naturalmente, e por esse facto, não devemos consumi-la em excesso. Aliás, recomenda-se que as 2 ou 3 peças diárias não sejam ingeridas em simultâneo, mas distribuídas ao longo do dia.

 

Quando falamos em sumos naturais, obtidos espremendo ou liquefazendo a fruta, devemos ter o mesmo cuidado, uma vez que ao utilizarmos mais do que 1 peça de fruta para os elaborar podemos estar a consumir quantidades de açúcar bastante elevadas, o que não é desejável. Como tal, quando fizer um sumo natural de fruta, utilize apenas 1 unidade ou misture várias frutas, que no conjunto pesem 160g, valor médio definido para 1 porção. Também pode misturar algum legume para dar volume e depois adicionar água ou gelo a gosto. E claro, não deve adicionar açúcar.

 

O seu coração agradece!

 

Elsa Feliciano

Assessora Nutrição FPC

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