Alerta para doentes cardíacos

Nesta altura de pandemia, muitos serviços e locais de realização de exames optaram por reagendar os exames complementares de diagnóstico para a sua segurança. Contudo, se precisa de os fazer com alguma urgência, esteja atento à atividade do serviço e remarcação dos seus exames quando lhe for permitido. Caso sejam apenas de rotina, seja paciente.

Durante a pandemia, esteja atento aos sintomas que podem sugerir agravamento da sua doença cardíaca, tais como dor no peito, palpitações, cansaço, falta de ar, falta de força num membro ou pernas inchadas. Se assim acontecer, deve contactar imediatamente o seu médico ou dirigir-se ao serviço de urgência.

Durante a pandemia, é normal que possam surgir dúvidas relativamente às medicações que está a tomar, sobretudo se surgirem novos sintomas ou se a doença de base se alterar. Em caso de dúvida, contacte o seu médico via telefone ou por e-mail. Ele saberá como ajudar.

Sabemos que muitas pessoas não têm ainda a total consciencialização das medidas de segurança que necessitam de ser preservadas com a tentativa do retorno à rotina para salvaguardar a economia. Se tem doença cardiovascular e, como tal, risco acrescido, redobre os cuidados de distanciamento social. Evite sair de casa, sobretudo para locais fechados com muitas pessoas, use sempre máscara na rua e lave as mãos com frequência.

Em caso de dúvida ou de necessidade, contacte o seu médico para esclarecimento, sempre que possível por via telefónica ou e-mail. Caso necessite de ser observado com urgência, recorra a um Serviço de Urgência ou ligue 112.

É natural que a alteração na rotina em consequência da pandemia possa trazer mais ansiedade e angústia, naturalmente agravadas pelo menos de contrair o vírus. Tente encarar a situação com naturalidade, tomando as devidas precauções mas libertando-se do que não pode controlar. Se sente que precisa de ajuda para encarar este período, contacte o seu médico ou ligue para uma linha de apoio. O SNS 24 é uma das linhas disponíveis para apoio psicológico. 808 242424

Se costuma ter a pressão arterial elevada ou toma medicação para a controlar, é importante que faça medições ocasionais no domicílio, no sentido de vigiar se está dentro dos valores pretendidos. O ideal é que o faça sentado, num lugar calmo, num momento tranquilo, com um aparelho que faça a medição no braço (e não no punho). Se verificar que está frequentemente acima do que é expectável para si (geralmente acima dos 140/90 mmHg, embora o valor alvo possa variar de pessoa para pessoa), contacte o seu médico.

É muito importante que mantenha sempre a toma da sua medicação crónica, até ser reavaliado pelo ser médico. Neste momento, as receitas médicas têm mais 6meses de validade. Caso necessite de renovação da mesma, contacte o seu médico por telefone ou e-mail.

Se é doente cardíaco, não desvalorize a modificação ou agravamento dos seus sintomas. No caso de dúvida, contacte o seu médico.

Durante a pandemia, pode sentir algum receio em pedir ajuda quando se sentir mal. Mas não hesite em fazê-lo! Os cuidados de saúde estão preparados para recebê-lo, em áreas não-covid e com condições de segurança para a sua observação. Cada minuto conta.

Durante a pandemia, os receios aumentam principalmente para quem sofre de problemas cardiovasculares. Se tem uma arritmia cardíaca, não apresenta maior risco em adquirir infeção por covid-19, contudo deve continuar a tomar a sua medicação sistematicamente!

Se sofre de Insuficiência Cardíaca pode ir vigiando em sua casa alguns sinais que podem indicar a estabilização ou não da sua doença, nomeadamente medir regularmente a tensão arterial e vigiar o peso!

Autoria dos conteúdos:

Dra. Mariana Duarte / Dra. Rita Aguiar Fonseca